sábado, 28 de setembro de 2013

Livro analisa a literatura infantojuvenil produzida durante a Abertura Política



“Versão revista, atualizada e rebatizada da monografia de graduação em Sociologia e Política defendida na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em dezembro de 2005, Transgressão e adaptação: discurso de cidadania e literatura infantojuvenil na Abertura Política (Editora Ixtlan, 2013, 96 p., R$ 24,00) é o mais recente livro do sociólogo Daniel Rodrigues Aurélio. A obra analisa a estética e o discurso transgressores contidos nas histórias infantis e juvenis produzidas durante a ditadura civil-militar no Brasil e sua posterior adaptação como literatura paradidática no período de Abertura Política no país.
Autores como Ziraldo, Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Ana Maria Machado aproveitaram-se das brechas no sistema de censura para escrever histórias que tematizavam questões como liberdade de expressão, respeito às diferenças e democracia. Por outro lado, conforme o mercado editorial no segmento de didáticos e paradidáticos consolidava-se, esses mesmos escritores tornaram-se canônicos, constituíram um campo, contribuindo assim para estruturar todo um mercado no setor, composto por instâncias de legitimação que serviam como referência para volumosas compras governamentais e de escolas privadas.
Sobre o autor
Daniel Rodrigues Aurélio é graduado em Sociologia e Política e pós-graduado em Globalização e Cultura e Sociopsicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. Atualmente é mestrando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e pesquisador do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas (GEPRACC/PUC-SP). Editor da revista Conhecimento Prático Filosofia, é autor dos livros Dossiê Getúlio Vargas e da trilogia A extraordinária história do Brasil, entre outros.
Mais informações no blog do autor: http://www.danielraurelio.blogspot.com. Contato para entrevistas: danielraurelio@gmail.comTransgressão e adaptação é vendido com exclusividade no site da editora Ixtlan (www.livrariaixtlan.com.br).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário